Carregando...

Utilidades

Notícia

Índice de confiança da indústria aumenta em junho

A pesquisa mostra ainda que a construção civil é a atividade com maior índice de otimismo.

Autor: Francisco Carlos de AssisFonte: Estadão

Ao fechar o mês de junho em 66 pontos, o Índice de Confiança do Empresariado Industrial (Icei), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou 6,8 pontos acima da média histórica, que é de 59,2 pontos. Para a confederação, o otimismo em relação ao desempenho atual da economia alimenta a confiança no futuro.

De acordo com o estudo da CNI, as expectativas dos empresários sobre o crescimento da economia nos próximos seis meses permanecem positivas mesmo com a pequena queda de junho. O indicador para os próximos seis meses caiu de 69,1 pontos em maio para 68,6 pontos em junho. "Isso indica que a indústria manterá o ritmo dos investimentos", afirmam os técnicos da CNI.

Construção civil. A pesquisa mostra ainda que a construção civil é a atividade com maior índice de otimismo. O Icei do setor ficou em 66,4 pontos em junho, segundo o levantamento da CNI, mostrando uma elevação de 0,7 ponto sobre o indicador do mês passado. A indústria extrativa registrou 65 pontos na escala de confiança e a indústria de transformação, 65,1 pontos.

Na comparação com maio, o indicador de sentimento do empresário do setor industrial ficou 0,3 ponto abaixo. Ainda assim, segundo a CNI, o otimismo do empresariado industrial continua elevado.

Quando desagregado por porte das indústrias, o indicador mostra que a confiança é maior entre os dirigentes de grandes empresas. Tanto que nas grandes companhias o Icei atingiu 67,1 pontos neste mês, graduação superior à de 65,9 pontos das médias e à de 64,6 pontos apurada entre os empresários de indústrias de pequeno porte.

"As grandes têm mais acesso a capital de giro", explica o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. Além disso, diz ele, boa parte do otimismo das grandes empresas é resultado do crescimento das exportações.