Utilidades
Notícia
Contabilidade 4.0 – tendências e estratégias para o contador
Em um cenário de constantes mudanças, sobretudo tecnológicas, a contabilidade, assim como outras áreas, também foi impactada com a expansão de conceitos como o da indústria 4.0.
Em um cenário de constantes mudanças, sobretudo tecnológicas, a contabilidade, assim como outras áreas, também foi impactada com a expansão de conceitos como o da indústria 4.0. Hoje, por exemplo, se fala em contabilidade 4.0, um padrão de atuação profissional muito mais moderno, dinâmico e associado ao uso estratégico de novas tecnologias.
Estar atento ao movimento de inovação atual, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais para o profissional e para as empresas que prestam serviços no segmento contábil. Entender a importância da tecnologia e como ela é capaz de tornar os processos mais ágeis, seguros e econômicos são premissas básicas da contabilidade moderna.
Por isso, preparamos este artigo para esclarecer melhor o conceito de contabilidade 4.0 e mostrar quais as tendências ele reserva para a profissão. Continue a leitura e confira!
O que é a indústria 4.0 e como ela se relaciona com a contabilidade 4.0?
Antes de adentrarmos na temática da contabilidade 4.0, é fundamental que conheçamos melhor o conceito que mais contribui para o seu surgimento: a indústria 4.0. O termo indústria 4.0 remete à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que vem ganhando mais força no cenário empresarial atual.
A indústria 4.0 materializa o rompimento com os modelos tradicionais de produção, baseados em processos manuais, burocráticos e altamente dependentes de recursos humanos, abrindo espaço para novas metodologias, como a automação, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) — isto é, todos conceitos ligados à tecnologia da informação e à computação.
Em suma, a indústria 4.0 prega um ideal de automatização dos processos a partir do uso estratégico da tecnologia. Nesse sentido, muito já se questionou sobre a sobrevivência da contabilidade com os avanços da indústria 4.0 e a crescente utilização de ferramentas para a execução de processos.
Como os processos contábeis, em sua grande parte, estão relacionados a tarefas técnicas e burocráticas, softwares passaram a assumir a execução, entregando mais performance e eficiência. No entanto, a contabilidade também evolui com o tempo, deixando de ser uma área de processos mecânicos e repetitivos, facilmente substituível por softwares e ferramentas, passando a ser um segmento estratégico nas empresas.
Hoje, por exemplo, a contabilidade se apoia fortemente na utilização de soluções automatizadas — muito disso em razão da indústria 4.0 —, as quais vieram para agregar valor e produtividade ao dia a dia do profissional, mas sem diminuir a sua importância e papel estratégico nos negócios atuais. Prova disso é o fortalecimento da chamada contabilidade consultiva.
Esse perfil mais tecnológico da contabilidade, o qual deixa de lado grande parte dos processos manuais, utilização de documentos impressos e comunicações mecânicas, para adotar os meios digitais, garantindo mais rigidez, velocidade e precisão às atividades, é o que se conhece como a contabilidade 4.0.
Quais os desafios relacionados à contabilidade 4.0?
Apesar dos avanços trazidos pela indústria 4.0, o novo panorama da contabilidade ainda enfrenta uma série de desafios para se manter alinhada aos novos padrões tecnológicos da sociedade. A seguir, listamos alguns dos principais deles. Confira!
Acompanhar constantemente as atualizações
Como se sabe, atualmente a contabilidade tem uma relação bastante próxima com a tecnologia — esse fato, inclusive, é um dos pontos estruturantes da contabilidade 4.0. Por essa razão, a dinâmica de atualização dos meios e metodologias utilizados no dia a dia do contador e dos escritórios contábeis é bastante acelerada.
Isso significa que, hoje, os profissionais e empresas atuantes na área enfrentam o desafio de se manterem atualizados com as novidades. Diariamente surgem novas soluções, ferramentas, assim como novas leis e regramentos atualizando a forma como os processos contábeis devem ser executados.
As mudanças frequentes muitas vezes dificultam a atualização, exigindo um envolvimento ainda maior dos profissionais para se manterem em conformidade com novas práticas e normas. Exemplo disso foi o que ocorreu com a implantação do SPED e do eSocial.
Buscar capacitações e especializações capazes de contribuir com a rotina do profissional
Reflexo direto das atualizações frequentes do meio contábil, o profissional da área hoje também enfrenta o desafio de ter que buscar capacitação constante. Seja por meio de cursos regulares, especializações ou atualizações rápidas, a verdade é que a contabilidade 4.0 demanda um grande engajamento dos profissionais e empresas.
Conforme as práticas e conceitos envolvidos no setor se atualizam, inovam e transformam as atividades, aqueles que trabalham no segmento precisam ir em busca de conhecimento, adotando uma postura de aprimoramento e atualização profissional, a fim de oferecer serviços mais modernos e eficientes para o consumidor.
Estar por dentro das tendências de marketing no setor contábil
O marketing é, sem dúvida, um dos pilares para uma atuação contábil mais ampla e rentável. Contudo, assim como ocorreu com outras áreas, o marketing se modernizou com o passar dos anos e a evolução da tecnologia. Hoje, por exemplo, existe uma grande demanda sobre o marketing digital, baseado na internet e mídias sociais.
Nesse contexto, é inegável a necessidade do profissional da contabilidade em se alinhar aos novos padrões do marketing, utilizando as ferramentas mais modernas e adequadas para aprimorar a imagem do seu negócio e prospectar novos clientes.
Entretanto, o marketing também tem se mostrado ser uma área dinâmica, a qual exige atualizações constantes e muita pesquisa. Esse ponto acaba sendo um desafio para o profissional da contabilidade, sobretudo quando atua de forma autônoma e necessita dedicar seu tempo a outras atividades.
Desenvolvimento de uma visão estratégica
Durante muito tempo a contabilidade foi vista como uma área burocrática, focada apenas em processos manuais e expedientes repetitivos. No entanto, essa não é mais a realidade atual — especialmente em tempos de contabilidade 4.0. Atualmente, o que se vê é uma contabilidade muito mais estratégica, preocupada com as demandas do cliente e em oferecer as melhores soluções para as suas dores.
Ainda assim, para muitos profissionais é bastante difícil romper com os modelos de atuação tradicionais. Sair de uma posição mais operacional e assumir uma visão estratégica exige conhecimento e uma postura inovadora — o que requer um certo tempo e um maior envolvimento com a tecnologia e os novos padrões do mercado.
Esse é um ponto desafiador, pois requer mudanças de cultura e, em alguns casos, investimentos de tempo e recursos financeiros. Por isso, muitos profissionais ainda se mostram resistentes às inovações, o que não é o recomendado em um mercado tão competitivo e dependente da tecnologia.
Qual o papel da tecnologia no cenário da contabilidade atual?
Como vimos, a contabilidade 4.0 tem por trás todo um ideal de inovação e otimização de processos. Para isso, o uso da tecnologia é um dos principais elementos desse novo padrão. Entretanto, as inovações não chegam para diminuir a importância do contador, muito menos para substituí-lo.
A verdade é que, hoje, o contador e os expedientes contábeis têm funções ímpares dentro das empresas, oferecendo um suporte estratégico valioso para o funcionamento regular dos negócios e o seu crescimento saudável. A contabilidade está mais próxima do contribuinte, sendo mais consultiva e baseada na orientação.
Assim sendo, fica claro que a tecnologia, embora automatize diferentes tarefas da contabilidade, chegou para somar ao dia a dia do profissional, oferecendo soluções e ferramentas para que ele seja capaz de entregar serviços muito mais precisos, rígidos e ágeis. A tendência é que esse cenário só se intensifique, tornando a contabilidade 4.0 mais fortalecida e presente no mercado.